Freecell Architecture foi anunciado vencedor do concurso de projetos urbanos PXSTL. Organizado pela Pulitzer Foundation for the Arts e pela Sam Fox School of Design e Visual Arts da Universidade de Washington em St. Louis, PXSTL desafiou artistas, arquitetos e designers norte-americanos a proporem uma intervenção de pequena escala para um terreno baldio no distrito cultural de St. Louis Grand Center que pudesse desencadear uma transformação urbana em larga escala.
Entre os 60 candidatos e três finalistas selecionados, a proposta vencedora "Lots" de Freecell foi selecionada por seu "design inovador e por tratar o espaço como catalizador dos encontros urbanos, abrigando atividades sociais e culturais que chamem a atenção para atividades unificadoras da comunidade." O projeto tem a intenção de ativar o engajamento coletivo através de uma série de shows, apresentações de dança, celebrações comunitárias, exibições de filmes e exposições de arte.
Leia mais sobre “Lots”...
Como vencedor da PXSTL, o escritório Freecell Architecture receberá um orçamento de $50.000 e $10.000 de honorários para construir uma estrutura temporária composta por uma plataforma, um dossel de tecido, e funis de tecido ajustáveis que se estendem para baixo e acima da estrutura. A plataforma será utilizada como espaço para performances externas e programações voltadas a educação pública. A estrutura também será iluminada a noite, ativando o espaço de maneira distinta neste horário. A instalação começará a ser construída na primavera (hemisfério norte) de 2014 e o projeto abrirá ao público no início do verão durante um período de 6 meses.
"Vemos nossa instalação, Lots, como um diafragma vivo, que reverterá e alterará seu uso durante a ocupação e programação ativas", disse Lauren Crahan, do Freecell Architecture. "Concebida como a matriz onde a comunidade de St. Louis pode reunir-se durante os eventos programados, o projeto também convida usuários a envolverem-se fisicamente com ele, ajustando sua forma pra satisfazer seus desejos. Esperamos que este ajuste crie um diálogo divertido com o público durante todo o verão", acrescenta John Hartmann, da Freecell Architecture.
"Nossa visão para a PXSTL é criar um diálogo sobre vida urbana e sobre como o ambiente tem um impacto profundo em nossa experiência cotidiana. Arquitetura, design e arte desempenham um papel importante em nossas decisões - como nos deslocamos, onde passamos nosso tempo, e nossas impressões dos espaços em que habitamos", disse Kristina Van Dyke, a diretora do Pulitzer. "O foco da Freecell na colaboração e participação da comunidade, assim como seu interesse em explorar dinâmicas ambientais e espaciais, foram particularmente pertinentes para a discussão e está em sintonia com o programa do Pulitzer. Estamos entusiasmados com a proposta, e por trabalhar com a equipe da Freecell para criar uma nova espacialidade para convocar nossa comunidade."
Ao longo dos próximos sete meses, Freecell Architecture trabalhará com o Pulitzer e com a Sam Fox Shool para aprofundar seu conceito, prototipar materiais e fabricar elementos de construção. Juntas, as equipes poderão elaborar os elementos interativos do projeto, a qualidade auto-sustentável da estrutura e o cronograma da construção.